quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Gatinha? Que isso gatinha?

Tigre escapa de cativeiro e mata uma pessoa no Zoológico de San Francisco
fonte

SAN FRANCISCO, EUA (AFP) — Um tigre siberiano matou um visitante no Zoológico de San Francisco, e feriu gravemente outras duas pessoas, depois que escapou de seu cativeiro, o que obrigou autoridades a matar o animal a tiros.

Fontes do governo municipal classificaram o incidente de tragédia. O caso aconteceu um ano depois do mesmo tigre, uma fêmea chamada Tatiana, ter ferido gravemente um tratador do zoo durante o horário de alimentação.

A polícia espera esclarecer o ocorrido dentro de alguns dias, mas aparentemente o animal de 136 quilos escapou de seu recinto no zoológico perto do horário de fechamento, por volta das 17H00 locais.

Os tigres do zoo de San Francisco são mantidos em uma "gruta aberta", não em uma jaula, separada da área pública por um fosso de 5,5 metros de wide e 6,1 metros de profundidade, além de um muro de seis metros de altura, segundo o diretor de cuidados dos animais Robert Jenkins.

Logo após ter alcançado a área pública, o tigre atacou e matou um jovem que estava perto da jaula.

Tatiana então seguiu para um café próximo, onde atacou mais duas pessoas, que ficaram gravemente feridas, de acordo com Robert Jenkins.

"Nós não sabemos como conseguiu sair", disse Jenkins à imprensa.

"O tigre não deveria ter conseguido pular. Esta é a primeira coisa que estamos investigando. O animal parece ter escalado ou então saltado para fora do local", acrescentou.

A polícia interveio quando Tatiana estava atacando as pessoas no café, e atraiu a atenção da fera para sua direção. Em seguida, os policiais dispararam e mataram o animal.

As vítimas não foram identificadas. Os dois feridos foram levados para o Hospital Geral de San Francisco numa condição estável.

Aparentemente, o visitante morto era amigo dos feridos. O número de visitantes era menor nessa quarta por causa do feriado de Natal. A polícia estabeleceu um perímetro de segurança em torno do zoo e procedeu à busca de outras possíveis vítimas, mas nenhuma foi achada.

"Isso é uma tragédia para San Francisco", afirmou o tenente Ken Smith do corpo de bombeiros da cidade, que participou no resgate das vítimas.

Há um ano, Tatiana atacou e feriu o braço do zelador Lori Komejan que a estava alimentando, sob a visão aterrorizada de dezenas de visitantes.

A Divisão de Saúde e Segurança da Califórnia afirmou que o zoo era responsável pelo incidente porque Komejan foi inadequadamente treinado para a tarefa e as estrutura das jaulas facilitou o ataque.

--
Sabe quando que vou chamar a Tati de gatinha de novo???


Nenhum comentário: