segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Avião gigante da Airbus pousa em Cumbica

Pouco antes das 11h40 desta segunda-feira, pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica) o maior avião comercial do mundo: o A380, fabricado pela Airbus. O 'gigante' veio no último domingo da França, direto para Buenos Aires (Argentina), de onde partiu hoje, às 9h10, com destino ao Brasil.

Segundo a fabricante, o avião veio a São Paulo para um evento promocional, e também para testar as condições da pista do aeroporto paulista, que é uma das únicas do país que tem possibilidade de receber seu pouso. O A380 fica no Brasil até esta terça-feira.
O A380 precisa de uma pista de 60 metros de largura e 2,6 km de comprimento para pousar 'confortavelmente', informou o superintendente do aeroporto de Cumbica, João Márcio Jordão.

No período da tarde, às 15h, o avião fará um vôo de apresentação de duas horas e levará a bordo cerca de 200 pessoas, entre empresários da área da aviação, jornalistas e outros convidados. O destino não foi revelado.

O avião, que tem 73 metros de comprimento, 24,1 metros de altura, peso máximo de decolagem de 560 toneladas e é capaz de transportar mais de 800 passageiros em classe única, apresenta um desafio aos aeroportos de todo o mundo devido às suas medidas.

Companhias aéreas só devem começar a operar com o A380 no Brasil a partir de 2010, de acordo com o consultor da Airbus no Brasil, Mário Sampaio.
--
Um avião do tamanho da incompetência do Governo em gerir a aviação civil do Brasil. Faz sentido. Quem sabe até 2010 teremos um espaço aéreo um pouquinho, só um pouquinho, mais seguro.

Nenhum comentário: