terça-feira, 25 de setembro de 2007

Saber pedir ajudar

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

O povo de Deus experimentou, ao longo de sua história, a ação de Deus das mais diversas formas. Encontramos no texto bíblico diversos exemplos da ação redentora de Deus para com seu povo. Encontramos também diversos pedidos de súplicas do povo e diversos alertas ao povo feito por profetas. Tudo isso faz parte da relação do ser humano com Deus.
O Salmo 79 nos mostra uma forma de pedir ajuda a Deus quando estamos passando por problemas e dificuldades. Era o caso do povo de Deus narrado neste Salmo. O povo estava experimentando a ira de Deus. Isto se dava pela opressão de outros povos sobre eles. Em determinado momento o Salmista clama:
Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador;
por causa da tua própria honra,
salva-nos e esquece os nossos pecados.
(Salmo 79.9)

Neste clamor, simples e direto, vemos que o salmista assume que não é merecedor da ajuda de Deus “por causa da tua própria honra”. De fato, não somos merecedores da ajuda de Deus, mas sua misericórdia e amor é que nos salva e limpa os nossos pecados.
Os caminhos e decisões da vida podem nos levar para situações de opressão e morte. Nesta horas é precisamos saber pedira ajuda, primeiro a Deus, depois ao nosso próximo, para que experimentemos a alegria de ser resgatados pelo amor e misericórdia de Deus pela ação de nossos próximos.
Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário: