sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Provérbios 9.1-12
Você acaba de receber um convite: um banquete! A anfitriã é desejada por muitos, conquistada por poucos: a Sabedoria!
Como cristãos somos convidados a trilhar o caminho da fé e do conhecimento. Ao contrário do que a mídia e alguns setores da sociedade nos empurram, temos sim que refletir, adquirir conhecimento e tornar-nos sábios!
Vamos descobrir através do convite da anfitriã Sabedoria os passos para nos tornamos sábios!

E o primeiro passo que ela nos apresenta é
Deixar os insensatos e trilhar o caminho do entendimento
Buscamos sabedoria. Para tal é preciso buscar o caminho do entendimento. Nossas vidas são repletas de desentendimentos: não procuramos compreender as motivações e intenções das pessoas, não procuramos entender a razão dos erros e acertos, não queremos saber a origem e o fim das situações que nos cercam. Nós somos insensíveis e nossa insensatez acaba por afastar de nós a possibilidade de termos uma vida de paz e compreensão com nosso próximo,.
Fazemos das nossas vidas uma cópia barata de folhetins e novelas: buscamos culpados pelos nossos sofrimentos e fracassos. Nos negamos o direito a reflexão e deixamos de lado qualquer possibilidade de diálogo e compreensão queremos o melhor para nós: insensatos! Isso que somos! Isto me lembra muito aquele crente que diz que católico vai pro inferno: se você o questionar sobre a base de fé e história de sua igreja provavelmente ele responderá vagamente. Se o questionar sobre o por quê dos irmãos católicos irem para o inferno, provavelmente ele acusará a idolatria. Não enxerga em sua própria vida o erro que vê nos outros. Qualquer crente pode ser tão idolatra quanto um católico idolatra. Sem entendimento e sensibilidade, não busca compreensão, apenas barulho e confusão.
Provérbios é claro: deixai os insensatos e andai pelo caminho do entendimento! É preciso buscar a cada momento trilhar o caminho da reflexão e compreensão. Não podemos deixar de lado a busca pela compreensão dos fatos que nos cercam e nem deixar que eles fiquem renegados aos noticiários ou apenas a quem lhe diz respeito. Não! Devemos buscar o entendimento e respostas sim para as questões que nos são impostas. A fé é a certeza, e esta certeza nós a temos pelo entendimento, não por algo extra-corpóreo!
Portanto, o primeiro passo que a anfitriã Sabedoria nos convida a dar é: deixa de lado toda a indiferença e insensibilidade e passe a buscar conhecimento sobre os fatos.

O próximo passo a dar é
Não ter conteúdo, mas ser conteúdo
Pode parecer estranho: buscamos sabedoria mas não é para termos conteúdo? Pois sim. Veja só o escarnecedor e o perverso. O primeiro gosta de tirar vatagem sobre os outros e encontra motivo para em tudo se vangloriar e minimizar o próximo. Muitas vezes diz-se sábio ou possuidor de um conhecimento vasto sobre determinado assunto, ou, sobre todos os assuntos. O perverso, por sua vez, faz uso de seu conhecimento para oprimir e destruir o próximo. Não vê nada além de seu sucesso pessoal pela frente.
Quando Provérbios nos diz: "Não repreenda o escarncedor para que não te aborreças" ele nos dá uma recomendação muito séria: não fique perdendo seu tempo com quem diz ser sábiou ou saber tudo, pois quando contráriado fará de tudo para te convencer do contrário. No caso do perverso a recomendação é de que não o censuremos para que não pese sobre nós o erro que nós mesmo podemos cometer.
Não ter conteúdo mas ser conteúdo. Este é o desafio! A diferença? Apenas tenhamos conteúdo seremos como o escarnecedor, que sabe mas não usa com sabedoria. Seremos como perverso, faremos uso de nosso conteúdo para vantagens próprias. Devemos viver aquilo que aprendemos e temos conhecimento. Isto será um retrato vivo da sabedoria que temos. Viver aquilo que se acredita com conficção de fatos, teorias e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Uma vida de acordo com o que se fala, se aprende e se escuta. Uma vida sábia, coerente.
A Sabedoria nos dá o segundo passo: não deixe-se levar por conteúdos e não pense saber demais, serás tido por escarnecedor e perverso, antes, viva o que aprendeste use-o com sabedoria.

O último passo para sermos sábios é:
Buscar ao Senhor: temor que gera sabedoria que gera prudência
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Queres ser sábio? Tema ao Senhor. Siga seus ensinos, sua Palavra, seu caminho. Queres sabedoria? Sejais como o Senhor: justo, amoroso, misericordioso.
É se temendo a Deus que se consegue sabedoria. Não apenas sabedoria cristã, mas em todas as áreas da vida. Se queres ser bem sucedido na escola: teme ao Senhor. Se queres ser bem sucedido na faculdade: teme ao Senhor. Se queres ser bem sucedido no mestrado, doutorado: teme ao Senhor. Se queres ser bem sucedido profissionalmente: teme ao Senhor. Se queres uma família harmoniosa: teme ao Senhor, tu e a tua casa também. Sabedoria que leva a uma vida de sucesso, sucesso nas mãos de Deus e não para satisfação própria.
Ser sábio é mais que ter conteúdo, como já vimos, é ser conteúdo. Se buscarmos temer a Deus, alcançaremos sabedoria e esta sabedoria gera prudência. Prudência para falar, para agir, para tomar decisões, para escrever, para olhar, prudência como modo de vida. Ser prudente não é apenas ser precavido, mas antes é conhecer as situações e as possibilidades que elas oferecem. É como estar diante de uma dilema e saber as conseqüencias da decisão seja ela qual for. Prudência é conhecimento colocado à prova, em prática.
Portanto, o último passo é este: temor ao Senhor é o príncipio básico da sabedoria. Se queres participar do banquete da Sabedoria, tema ao Senhor!

Conclusão
Somos convidados a um banquete oferecido pela Sabedoria, as iguarias do conhecimento e do saber estão posta à mesa, mas apenas aqueles que deixam de lado a insensatez, a soberba e o egoísmo e passam a trilhar o caminho do conhecimento, a viver o que sabem e, principalmente, temem a Deus e agem com prudência é que tem lugar nesta mesa. Alguns espiam pela janela da casa e vêem o que está sobre a mesa e se dizem sabedores e conhecedores. Estes não trilharam o caminho do conhecimento nem temem a Deus, são pessoas vazias em si mesmas. Não sejamos vazios! Temei ao Senhor e sejai Sábio! Este é o convite da Sabedoria!


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: