segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Reino de Deus: crescendo e expandindo
São Marcos 4.26-34

Ser Igreja de Cristo hoje é buscar o crescimento do Reino de Deus. Sendo nós cristãos, devemos estar cientes da nossa missão em anunciar o Reino. Esta é uma prerrogativa de cada cristão. A partir do momento que somos alcançados pela graça de Deus estamos aptos a testemunhar as transformações que ele promove em nossas vidas. O testemunho é a maneira mais eficaz de semear o evangelho.

A grande questão é que queremos ver o crescimento rápido de nossa Igreja, precisamos estar cientes que O crescimento vem de Deus.

O que é ser igreja? Uma pergunta complexa, não? Não! A simplicidade da mensagem do evangelho aponta para a simplicidade da Igreja de Cristo. Ser Igreja é buscar o crescimento e o desenvolvimento do Reino de Deus.

Nos últimos anos, muito tem se estudado no meio acadêmico a respeito de técnicas de liderança e busca de resultados para crescimento numéricos das Igrejas. O que estes estudos, porém, ignoram, é um fator primordial: O crescimento do Reino de Deus é Deus quem promove, não o homem. É exatamente isto que Jesus afirma na parábola da semente. O semeador lança a semente, mas ele não sabe como ela cresce e, quando se dá conta, já existe um broto, e um pouco mais este broto torna-se uma árvore.

Nós, como Igreja de Cristo, temos de estar cientes da nossa função. Muitas vezes procuramos técnicas de evangelismo, de administração e comunicação, todas válidas e aplicáveis, mas não podemos nos esquecer jamais que o crescimento do Reino de Deus é Deus quem promove, cabe-nos lançar a semente.

Precisamos saber que independente da nossa ação, O Reino de Deus cresce. A grande prova de que é Deus quem promove o crescimento está na parábola da semente de mostarda. Jesus afirma que ela é pequena e, no entanto, dela sai uma árvore grande, chegando a dois metros e meio de altura, algumas até com três metros.

Com esta parábola Jesus quer dizer que o Reino de Deus começou pequeno, com uma semente, e está crescendo até o dia em que chegará a plenitude, ou seja, será tão grande que abrigará a todos.

O Reino de Deus começou em Jesus e vem crescendo e se completará. Por isso, dizemos que o Reino de Deus já é hoje, mas ainda o será amanhã, pois hoje experimentamos os frutos do crescimento deste Reino.

O Reino de Deus cresce quando nos dedicamos a lançar a semente, e lançar a semente é falar a língua do povo para semear neles o Reino de Deus. Para que possamos viver e experimentar o crescimento do Reino em nossos dias, precisamos seguir o exemplo de Jesus, que falou por parábolas para atingir o povo. Nós também precisamos falar a língua do povo para levar a mensagem do Reino de Deus.

Jesus fez uso das parábolas pois era a forma como o povo entendia. Em um contexto agrário, nada mais direto que falar de sementes e plantas. A nós, hoje, cabe adequar a mensagem do Reino para os que se encontram distantes de Deus. Para isso, é preciso derrubar os preconceitos que nos separam daqueles que, por muitos de nós, são tidos como pessoas desprezíveis e extremamente erradas. O que você faria se agora entrasse pela porta do templo um travesti, um morador de rua, um empresário rico, enfim, uma pessoa que não se parece nada conosco em suas roupas, jeito e palavras? É para estes que o Reino de Deus veio e é em direção a eles que devemos seguir.

Ser Igreja de Cristo é buscar estas pessoas, que se encontram distantes do amor de Deus e escravas de seus vícios e problemas. Nós não somos diferentes deles, somos iguais, com os mesmos problemas, os mesmos defeitos e os mesmos pecados. A pequena diferença entre nós é que sabemos que somos pecadores e podemos nos arrepender, eles ainda não tem essa oportunidade, cabe a nós lançar a semente do Reino de Deus sobre toda a humanidade.

Concluindo, o Reino de Deus nasce pequeno, como uma semente, e vem brotando sobre a terra ao longo dos séculos. Hoje, temos a missão de lançar a semente da palavra de Deus sobre todas as pessoas e nos prepararmos para receber aqueles que Deus nos enviar. Somos chamados a trabalhar para o crescimento e expansão do Reino de Deus. Vamos nos dedicar a esta missão, testemunhando, orando e contribuindo.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: