O que você deve fazer para ir para o paraíso
Gálatas 2.15-21
O que fazer para herdar o paraíso? Com certeza você já se deparou com essa pergunta em algum momento da sua vida. Com toda certeza, você também deve ter encontrado diversas respostas para ela, as mais diferentes fórmulas e mais complexas tarefas para cumprir.
Mas o que de fato devemos fazer para ir para o paraíso? Será que existe alguma fórmula ou estilo de vida a seguir para que possamos garantir que vamos para a Cidade Santa, prometida por Deus na Bíblia?
Diante disso, podemos perguntar
O que eu posso fazer para ser salvo?
Há um grande dilema nos versos que lemos: como se relacionam a lei e Cristo? A grande questão era que Paulo e Pedro não estavam se entendendo no proceder quanto aos novos convertidos que não eram judeus e também se deveriam continuar exigindo o cumprimento da lei judaica ao povo que se convertera a Cristo. Esta discussão rendeu como resposta uma das grandes afirmações do Cristianismo: “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus”.
Ao longo de dois mil anos de história, muitos são os relatos de exigências a serem cumpridas para se herdar o Reino de Deus. Ainda em nossos dias, mesmo depois de tanta evolução no pensamento e conhecimento bíblico, temos pessoas que pensam que devem cumprir etapas e passos para serem salvas da morte eterna. Igrejas e líderes oferecem verdadeiros amuletos, fórmulas e macetes para que as pessoas possam garantir um lugar no céu.
O conflito dos cristãos do primeiro século nos ensina que o caminho para salvação não passa pelo cumprimento de pesadas leis e fórmulas, mas antes, passa pela cruz de Cristo, pois ele nos justifica, ou seja, Jesus toma sobre ele o peso do nosso pecado e nos dá a vida eterna. Portanto, nada há que possamos fazer para nos justificar-nos. Podemos ser cumpridores ferrenhos de todas as leis escritas nas Sagradas Escrituras, não adiantará de nada esse esforço, pois não é a lei que salva e sim Cristo.
Ora, se a salvação pertence a Cristo e independe da lei, o que fazer com ela? Como devemos viver, se não seguirmos a lei?
Devemos viver pela fé, confiantes na Graça de Deus.
Cristo não veio anular a lei, mas antes cumpri-la. Estas palavras que encontramos no Evangelho Segundo São Mateus 5.17 completam o sentido de viver pela fé. Jesus cumpriu a lei, portanto, não cabe a nós nos submetermos aos sacrifícios da lei, antes, devemos viver a lei com alegria, pois já somos salvos e a salvação não anulou os preceitos da lei.
Quando o texto de Gálatas afirma que devemos morrer para a lei e viver para Cristo, ele nos diz que tudo se completa em Cristo e não há porque vivermos sob o peso de cumprir nada mas há a alegria voluntária de viver sob a lei, ou seja, o cristão não cumpre a Palavra de Deus para ser salvo, mas porque é salvo ele cumpre a Palavra de Deus. É o inverso da lógica do merecimento. Nós somos pecadores, não merecemos nada, vivemos pela fé confiantes na Graça Divina.
Martinho Lutero afirmou certa vez: “peca forte, mas crê fortemente”. Com esta frase Lutero não nos disse para termos uma vida entregue ao pecado, ele nos convidou para termos uma vida de fé, pois todos somos pecadores, mas devemos crer com convicção maior ainda que o nosso pecado, devemos nos agarrar a Graça Divina e não ao pecado, devemos confiar na Graça e não no merecimento.
Concluindo…
Não há absolutamente nada que você e eu possamos fazer para garantir nossa salvação. Não há absolutamente nada que possamos fazer para transformar nossa condição de pecador. A cada um de nós cabe viver pela fé confiando na Graça e Misericórdia de Deus, lembrando-nos sempre que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
Portanto, cabe aqui responder a pergunta do início: O que você deve fazer para ir ao paraíso? Nada, Cristo já fez e ele vive hoje em você, então, tenha a alegre gratidão de viver como ele viveu: servindo e adorando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário